top of page

Construindo a confiança com seus ratos

 Os ratos são animais de estimação incríveis! Eles são extremamente inteligentes e super fofos! Mas o que você faz quando um rato não é manso?

 É frustrante para alguns proprietários adquirir um rato que não gosta de contato com ele, afinal tudo que um proprietário de rato quer (principalmente os iniciantes) é um pet para brincar e fazer carinho. 

 Então, vamos te dar algumas dicas de como construir esta relação de amor, carinho e confiança entre vocês.

 A dica que damos é paciência, sempre! Principalmente se este rato foi mal socializado quando era filhote. Se você adotou ele adulto, saiba que ele pode vir com questões do proprietário anterior, infelizmente é impossível saber o que eles passaram antes de chegar a nossas mãos.

 Fêmeas e filhotes são muito mais ativos e pode ser que prefiram explorar do que ficar em sua mão. A dica neste caso é brincar bastante com eles, até que fiquem cansados e com sono e desta forma aceitarão melhor ficar no colo.

 Ratos que possuem companheiros sociáveis se adaptarão mais facilmente.

rato.png

Socialização

 

 Socialização é a palavra que utilizamos para descrever o processo de acostumar o rato desde o nascimento com a presença e manipulação humana, presença de outros animais e diversas situações (como barulhos, por exemplo) - ela funciona como uma dessensibilização. A maneira mais natural de socializar ratos é lidar com eles todos os dias desde o nascimento e expor a diversas situações. Os ratos manuseados desde o nascimento terão confiança nos seres humanos e formarão fortes laços com as pessoas. 

Muitos ratos comprados em pet shops, de criadores inexperientes ou crias acidentais não são socializados ou são mal socializados. Mas mesmo com a socialização adequada, pode ser que alguns ratos naturalmente tenham uma personalidade mais medrosa ou nervosa - não podemos deixar de considerar que cada rato tem sua personalidade.

Treinando a confiança com comida

 

 Este método vai estabelecer a confiança através de reforço positivo, neste caso comida. Sabemos que os ratos amam comer, eles sentem muito prazer em se alimentar e assim como nós, adoram um petisco.

 Você vai utilizar os alimentos para atrair e recompensar o bom comportamento de seu rato. Os melhores alimentos para se utilizar neste método são alimentos que você possa oferecer em uma colher, como comida de bebê, papinha de frutas e iogurte, pois desta forma eles não conseguirão pegar o petisco e ir se esconder.

 É importante experimentar alimentos diferentes para ver o que seu rato aceita, talvez você tenha que colocar alguns alimentos na gaiola, antes de começar o treinamento, para ver quais alimentos ele gosta e quais ele não gosta. Esta fase de treinamento você não deve ficar tão preocupado com o que é muito saudável ou não, pois o paladar dos ratos é como o nosso e ele preferirá alimentos açucarados aos saudáveis, mas cuidado com as quantidades.

 Você vai começar levando a colher próxima ao rato (se ele estiver com um pouco de fome, vai ser mais fácil aceitar), deixe ele lamber. Depois, afaste um pouco a colher e deixa que ele venha até ela e vá fazendo isso sucessivamente até que ele esteja vindo buscar na porta da gaiola. Assim você pode ir treinando ele para subir no seu colo, braços, etc. Você precisa fazer isso pouco a pouco, com pequenos passos de cada vez. Ao perceber que recebe boas recompensas por estar com você, o rato estará mais disposto a sair, ficar com você e ser segurado. Quando ele já estiver saindo sozinho para receber a recompensa, faça com que ele aceite que você dê carinho enquanto ele come e também que ele permita que você o segure e coloque para comer. Posteriormente, ensine que ele deixe você segurá-lo enquanto ele come.

Socialização forçada

 

 Este método funciona melhor com filhotes. Ele consiste em você pegar o rato em sua mão e segurá-lo por no mínimo 40 minutos. Você deve segurá-lo em sua mão e ficar acariciando a cabeça dele, você vai notar que no começo ele vai ficar tenso e mais para o final ele começa a ficar mais solto, pois após 30 min ele vai perceber que você não oferece perigo. Neste método você não pode deixar ele se esconder, ele precisa se acostumar com você. Conforme for evoluindo os dias e você notar que ele já não fica super tenso quando você pega, pode ir soltando em local neutro para ele ir interagindo com você. Em pouco tempo o filhote estará dando mordidinhas leves na sua mão, te chamando para brincar.

Dicas para os dois métodos:

 

• Manuseie regularmente seu rato para que ele continue construindo a confiança em você. Seja gentil, mas firme. Pegue seus ratos todos os dias, mesmo que por um curto período de tempo, a manipulação diária cria uma rotina para eles e a torna uma coisa normal e não assustadora.

• Desça ao nível deles. Quando soltá-los na cama, por exemplo, deite-se junto com eles. Esta interação direta será muito mais excitante para eles e fará com que eles te deem muito mais importância, aguçando a curiosidade deles.

 

• Participe ativamente das brincadeiras deles, brinque de perseguição e lutinha com sua mão. Sempre que pegá-los coce sua barriga e quando ele te pegar, deixe ele te dar as mordidinhas leves como se estivessem te coçando também. Você pode brincar também com uma varinha de gato para eles perseguirem, eles adoram!

 

• Enfiar um rato tímido dentro de sua roupa é um truque ótimo para construir a amizade, pois é escuro, fechado e seguro para eles, mas é quentinho e possui o seu cheiro e isso fará você ser associado à segurança.

• Ofereça sempre uma guloseima quando segurar ele.

• Se o rato começar a morder, cerre os dentes e faça um 'CHHH!' Este barulho é semelhante ao barulho que um rato bravo faz, ele irá entender.

• Faça inicialmente pequenas sessões de manipulação e tente encerrar todas as sessões de manipulação sem problemas.

• Se você for mordido, não deixe de manipulá-lo, pois isso ensinará a ele que se te morder, você deixa ele em paz.

• Mordidas arrancam sangue, se seu rato te morde levemente ou segura seus dedos com os dentes sem muita violência ou pressão, possivelmente ele só está te chamando para brincar, ou está carente.

• Use uma roupa ou pano junto ao corpo por um dia e coloque-o na gaiola do rato. Ele pode ter decidido que você é uma ameaça a ele ou ao seu domínio. Isso faz com que seu cheiro esteja na gaiola e vai ajudar ele a se acostumar com você mais rapidamente.

• Verifique se não há gatilhos que possam estar desencadeando o comportamento agressivo. Se você tem gatos ou cães em casa, ou acariciou algum na rua, antes de mexer em seus ratos é bom saber que alguns ratos se irritam com cheiro de outros animais. Alguns ratos podem ser particularmente sensíveis a qualquer perfume ou cheiro, até mesmo de um sabonete perfumado em suas mãos.

• Nunca bata ou haja com violência com eles, pois jamais você conseguirá construir a confiança novamente.

• Jamais segure seu rato pelo rabo, isso pode machucar ele de verdade, além de doer, pode traumatizar.

Concluindo

 

 A grande razão pela qual os ratos são tão excelentes animais de estimação é que acima de tudo, eles desejam ativamente se relacionar . Eles são animais muito curiosos e extremamente sociáveis e aptos a serem os melhores amigos de quem os alimenta e oferece brincadeiras e carinho. 

 

Não existem ratos maus, existem ratos mal socializados, nervosos ou medrosos. Nestes casos um bom treinamento de confiança resolverá o problema de vocês.

 Existe também o caso de agressividade hormonal, que é muito mais comum em machos e ocorre entre 4 meses e 1 ano, pois está diretamente ligado ao excesso testosterona. Para identificar se o problema do seu rato é hormonal basta você ver se ele está apresentando comportamento agressivo com os demais integrantes da colônia. É importante você saber diferenciar um comportamento agressivo de um comportamento de dominância. Boxear, virar de barriga para cima e ficar dando mordidinhas de leve é apenas comportamento de dominância. Perseguir, dar bundadas, pelo arrepiado, batendo o dente nervoso e até mordidas graves são comportamentos agressivos e neste caso, apenas a castração resolverá o problema.

© 2019 por Renata Pagliarini - Fanratics Rattery. 

  • Facebook Social Icon
  • Instagram
bottom of page