top of page

Vamos falar de cuidados com seus ratos pet?

 Saber cuidar adequadamente de seu rato é imprescindível para a saúde e longevidade dele.

 Alimentação própria e variada, forração adequada para a gaiola e sanitários, uma boa gaiola, enriquecimento ambiental, limpeza em dia e exercícios diários ajudam seu pet a ter uma vida longa, feliz e plena. Mas cuidado não se trata apenas de manter seus animais limpos e alimentados, quando falamos de cuidados estamos falando também da interação social deles com outros ratos e principalmente, deles com vocês tutores. Então, se vocês possuem ratos assustadiços e mal socializados, vamos te ajudar a melhorar este comportamento para que vocês possam construir a confiança um no outro.

 Este capitulo do site servirá para ajudar os tutores a cuidar bem de seus ratos em todas as fases da vida deles e tirar dúvidas sobre os cuidados adequados.

 Semanalmente irei alimentar o site com algumas matérias, então tenha calma, que chegaremos lá!

perguntas.jpg

Quanto tempo vivem os ratos?

A expectativa média de vida dos ratos de estimação é de 2 a 3 anos. 
Alguns morrem mais jovens, e alguns raríssimos podem chegar a 5 anos. Claro que tudo isso varia dependendo da criação, dieta, saúde e genética. Lembre-se a saúde de um rato depende 40% do criador e 60% do proprietário, então, faça sua parte!

Meu rato está soltando sangue pelo nariz e pelos olhos, o que pode ser?

O que você está vendo, provavelmente, não é sangue, é uma secreção de cor avermelhada chamada porfirina, ela é um indício de que seu rato está doente ou estressado, no entanto, ver um pouco de porfirina ao redor do nariz e olhos ocasionalmente é normal. Em excesso ou a presença constante dela 
é necessário levar o animal ao veterinário.
Está com dúvidas, faça um teste: Limpe a secreção com um algodão limpo e jogue sobre esta secreção no algodão um pouco de água oxigenada, se começar a ferver é sangue e neste caso, corra para o veterinário.

Quer saber mais sobre as doenças mais comuns dos ratos, clique aqui. Se precisar do guia de primeiros socorros, clique aqui.

Posso usar maravalha, serragem ou granulado de madeira com meus ratos?

O pinho e o cedro não são forrações seguras para seus ratos pois contém fenóis aromáticos, que são prejudiciais ao sistema respiratório, bastante delicado, do rato e a longo prazo também causa danos ao fígado. Se você puder, utilize a Granpaper ou Catpaper que é a única 100% segura, caso não encontre em sua região prefira usar areia para gatos de argila, mineral ou outra de origem natural e atóxica (se aglomerante). É importante dizer que areias naturais, feitas de trigo, mandioca ou qualquer material comestível nunca devem ser utilizadas, pois caso ingeridas em grande quantidade causam obstrução intestinal, causando a morte dos ratos.

Por que meu rato faz xixi em todo lugar, inclusive em mim?

Ratos, machos e fêmeas usam a urina para localização e para se comunicarem , onde passam informações sobre eles para outros ratos. Esta marcação "perfumada" são mais comuns em machos dominantes e fêmeas próximas ao cio, mas todos os ratos marcam.

Não é certo afirmar que marcação de urina sirva para uma função territorial. Se a marcação fosse puramente territorial, a urina dos machos iria impedir que outros ratos machos invadissem em uma área marcada. No entanto, esse não é o caso: às vezes a urina masculina também atrai ratos machos. Ou seja, a castração de machos não fará cessar a marcação de urina, pode até reduzir, pois o rato não terá mais informações sexuais para passar, mas ele ainda marcará.

Porque os ratos fazem xixi uns nos outros?

Muitos proprietários acham que o rato mais dominante faz xixi sobre os outros, mais isso está parcialmente errado, pois todos os ratos se marcam. Por exemplo, ratos jovens marcam ratos adultos, fêmeas marcam machos, machos marcam fêmeas, machos dominantes marcam subordinados e subordinados marcam dominantes. 

A marcação de urina de outros ratos é uma forma complexa de comunicação química cujo significado depende da identidade, idade e status do marcador e do rato marcado. As fêmeas, por exemplo, tendem a urinar em machos agressivos com alta testosterona, possivelmente indicando que elas preferem esses machos e gostariam de acasalar com eles. A constante marcação de urina de machos dominantes em seus subordinados é provavelmente uma característica de sua dominância, e não uma causa de status dominante. Este macho ganhou o status de se impor aos outros através de disputas e outras estratégias comportamentais. O dominante então, tem o direito de urinar livremente sobre os submissos, mas os submissos não podem urinar frequentemente sobre o rato dominante, mas quando eles conseguem fazê-lo eles depositam muita urina sobre o líder. Portanto, a marcação frequente de outro rato depende da sua capacidade de rastejar sobre o outro. A capacidade de rastejar sobre outro rato depende do status do rato, e o status do rato depende do resultado de interações agressivas passadas. A marcação abundante e frequente de urina pelo macho dominante de outros ratos não é, portanto, uma causa de seu domínio, mas um indicador ou uma consequência de seu status dominante.

Meu rato está com umas "caspas" laranja, o que pode ser?

Estas “caspas” podem ser piolhos ou só gordura na pele, para diferenciar basta olhar se esta caspa tem pernas. O excesso de gordura é encontrado apenas em ratos machos, devido ao excesso de testosterona.
O que pode ajudar nestes casos é adicionar a dieta do rato ácidos graxos e ômega 3, de 2 a 3x na semana: óleo de linhaça, azeite de oliva extra virgem ou óleo de peixe.

O que é bruxing ou boggling?

Bruxing (ou bruxismo) é quando o rato, fica rangendo os dentes. Ele faz isso regularmente para desgastar os dentes e produz um som de ranger ou triturar. Os ratos fazem o bruxing com uma certa frequência pois seus dentes incisivos crescem continuamente, por toda sua vida. Este crescimento constante e a dureza de seus dentes permite que ele possa roer as coisas sem gastar os dentes até a gengiva, mas também significa que eles devem usar os dentes continuamente.
Boggling geralmente acompanha bruxing e isso se dá devido a anatomia: uma parte do músculo que puxa a mandíbula inferior do rato passa pela cavidade ocular, atrás do globo ocular. Quando o rato range os dentes, move rapidamente a mandíbula para cima e para baixo, e as contrações do músculo da mandíbula vibram o globo ocular para dentro e para fora do encaixe, de acordo com a mandíbula. A impressão que se tem é que os olhos do rato irão entrar e sair em um movimento muito rápido. O significado geralmente é o mesmo de um gato ronronando (contentamento e felicidade). 
Mas podem ocorrer também em casos de estresse e medo.

Por que meu rato está balançando a cabeça de um lado para outro?

A visão dos ratos não é o melhor de seus sentidos, ratos enxergam mal e os que possuem olhos claros (pink ou red) enxergam ainda pior. Alguns ratos, principalmente os de olhos vermelhos, balançam a cabeça de um lado para o outro para enxergar melhor. Os ratos de olhos escuros também fazem isso, mas com menor frequência, geralmente antes de saltar.

Balançar a cabeça ajuda o rato a descobrir a que distância estão os objetos. Quando um rato balança sua cabeça, as imagens dos objetos ao redor dele passam pela retina - objetos próximos se moverão mais rápido que objetos distantes, este fenômeno é conhecido como paralaxe de movimento. Os ratos usam as sugestões de movimento de parallax para avaliar a distância e a profundidade.

Ratos podem comer chocolate?

Ao contrário dos cães, o chocolate não é tóxico para os ratos. Embora seguro, ainda é rico em açúcar e gordura sem grande valor nutricional, então ele só deve ser dado ocasionalmente (um pedaço bem pequeno). Prefira sempre chocolates com um  mínimo de 70% de cacau. 
Leia o rótulo, se o primeiro ingrediente for açúcar, ou gordura não dê, existem muitas marcar no mercado, escolha os com menos teor de açúcar e gordura.

Meu rato está sofrendo pequenos espasmos, parece que está soluçando...

É isso mesmo, assim como nós, os ratos também soluçam. Mas atenção: o soluço do rato faz apenas um barulho de soluço semelhante ao nosso e apenas quando está soluçando. O soluço NÃO faz barulho constante, se seu animal apresenta algum chiado ou barulho constante é necessário uma visita ao veterinário.

Meu rato está espirrando, ele pode estar resfriado?

A resposta é não. Ratos não ficam resfriados! 
Eles tem o sistema respiratório muito delicado e é muito comum terem doenças respiratórias, que requerem uso de antibióticos - somente o veterinário está apto a indicar. Outras causas dos espirros, podem ser alergias. Tente eliminar possíveis causas externas, se ele não melhorar ou se piorar, é necessário uma visita urgente ao veterinário. Quanto maior a demora do atendimento, mais difícil dele se curar totalmente, pois as doenças progridem rápido.

Posso ter dois ratos machos juntos, se não forem parentes?

Sim. Os ratos são animais sociais, e os ratos machos não são uma exceção. Os machos vão se dar bem com outros machos, sendo parentes ou não. Também é possível fazer introdução de novos membros a sua colônia.  As vezes, um rato que vive sozinho a muito tempo ou possui algum problema neurológico
não será receptivo a novos ratos, mas isso é muito raro, eles geralmente se dão bem e apreciam muito a companhia de semelhantes.

Minha rata teve bebês. Se eu colocar a mão, ela vai matá-los?

Não, as mamãe rato não comerão ou rejeitarão os bebês se você lidar com eles. É muito importante para a sua socialização que você mexa com os bebês desde o nascimento todos os dias(eu prefiro mexer somente após os 3 primeiros dias, para a mãe descansar e se habituar) . Se a mãe é agressiva ou protetora demais, basta removê-la primeiro antes de pegar os bebês.

Posso manter meus ratos na área externa da casa?

Os ratos são extremamente sensíveis a variação de temperatura (calor e ao frio) e nunca devem ser mantidos do lado de fora (quintais, garagens e sacadas, por exemplo). 
Ratos pet são bastante diferentes dos seus antepassados ​​selvagens, e apenas uma noite fora em um dia frio pode causar pneumonia grave ou mesmo a morte.
Outro fator a considerar é que apesar de domésticos, eles ainda são ratos. Em área externa eles podem ter contato com animais selvagens contaminados (ratos e camundongos de rua) e se tornarem vetor de zoonoses, que para eles são assintomáticos, mas pode ser um problema gravíssimo para você, sua família e outros animais, caso possua algum. 
Os de vida livre podem carregar 35 tipos diferentes de zoonoses, como por exemplo: Hantavirus, leptospirose, febre da mordida do rato, toxoplasmose, tifo, peste bulbônica (pulga do rato), fungos e verminoses.

Eu percebi que minha rata estava vibrando, suas orelhas estavam tremulando. Ela esta bem?

Ela está bem, isso é apenas o cio. As fêmeas entram no cio a cada 3 ou 4 dias, e um dos sinais mais comuns é vibrar, mexendo as orelhas e pulando quando tocadas, empinando o bumbum. Nem todas 
as fêmeas mostram sinais visíveis toda vez que entram no cio, mas a maioria apresenta este comportamento.

Meu rato vive sozinho, e eu acho que ele é feliz...

Ratos (machos e fêmeas) são animais de colônia e necessitam da companhia de seus semelhantes para ter uma vida plena e feliz. Por mais que você acredite que seu pet é feliz, ele não está tendo suas necessidades psicológicas supridas e isso pode causar muito estresse emocional que levará a depressão. Manter um animal sozinho para que ele fique mais apegado (dependência psicológica) a você é muito egoísmo e maus tratos. Você não viveria bem sua vida toda, somente na companhia de um cão, não é verdade?

Qual a raça do meu rato?
Ratos não possuem raça, estes ratos que criamos como pet são todos pertencentes a mesma espécie Rattus Norvegicus e são conhecidos por diversos outros nomes twisters, ratazanas e rato mecol (ou mercol). O que os diferencia são a posição das orelhas (standard top eared ou dumbo), marcações (corporais e/ou faciais), cores e pelagem (rex, standard, hairless, etc).

Quer saber um pouco mais sobre os padrões e marcações clique nas palavras com link.

Como saber se meu rato é um Twister, Mecol ou Dumbo? 

Se você possui uma ratazana ou ele é com toda certeza um Twister e Mecol (ou mercol), isso porquê todas estas nomenclaturas servem para designar o mesmo animal, o Rattus Norvegicus. Dumbo ou standard (top eared) é apenas o posicionamento da orelha do rato, ou seja, ele pode ser um mecol/ twister, dumbo ou mecol/ twister standard.

O que está correto mercol ou mercol?

O nome correto é mecol, mas algumas pessoas ainda chamam de mercol. As vezes este nome é utilizado para denominar (erroneamente) as ratazanas de padrão standard (top eared), mas como dito acima, mecol, twister, ratazana se referem ao mesmo animal e ele só é diferenciado por padrões - pelo posicionamento das orelhas, tipo de pelagem, cores e marcações.

Machos são mais porcos que as fêmeas?

Não necessariamente. Ratos são animais bastante limpos, mas enxergam muito mal então um dos recursos muito úteis (e extremamente potente)para eles é o faro. Eles utilizam a urina para se comunicarem uns com os outros e por ela eles descobrem todo o tipo de informação. Por este motivo
é impossível você não encontrar xixizinhos fora do lugar, seja na gaiola ou no passeio.

Se você quiser saber as diferenças entre machos e fêmeas, clique aqui! 

Posso dar banho nos meus ratos?

Ratos não precisam tomar banho, são animais bastante limpos e gastam grande parte do dia se limpando. Eles até podem tomar banho, mas não com frequência. Se necessário, você pode lavar a cauda dele quando estiver muito suja utilizando água morna e uma bucha macia, sempre no sentido do nascimento dos pelos.

Caso seu rato necessite de um banho total, você pode usar shampoo de bebê na proporção de 5 partes de água para uma de shampoo e água morna. Dê o banho rapidamente de forma a estressar ele o menos possível. Após o banho seque ele bem com uma toalha.

Não encontro ração própria para ratos na minha cidade, posso usar ração para peixes, aves, cachorro, coelho,  hamsters ou roedores em geral?

Não! Cada animal possui uma necessidade nutricional diferente. Cães são carnívoros, coelhos herbívoros, hamsters são onívoros, mas com uma necessidade maior de fibras e menor de proteínas. Felizmente as rações de ratos são facilmente encontradas na internet. Caso opte por fazer uma alimentação estritamente natural é muito importante fazer pesquisas e acompanhamento veterinário de forma que não falte ou exceda nenhum grupo de alimentos, minerais ou vitaminas.

É possível treinar os ratos a usar o banheiro?

Sim, com um pequeno treinamento você pode conseguir que eles façam o xixi e o cocô no lugar certo (grande parte dele, ao menos).

Recolha fezes que estiverem espalhadas pela gaiola e coloque-as dentro do banheirinho. Sempre que fizerem xixi nas plataformas, limpe com papel e coloque o papel sujo (ou parte dele) dentro dos banheirinhos. Aos poucos eles entenderão que ali é o lugar correto para fazer as necessidades. Atente para o fato de que ratos usam xixi como forma de comunicação, e sempre farão um pouco fora.

Posso criar os ratos em caixas organizadoras, aquários ou  terrários?

Não. As caixas, aquários e terrários são fechados e muito abafados, possuem pouca ventilação, e o trato respiratório dos ratos é muito sensível. Os animais provavelmente acabariam doentes. Além do fato de não terem tamanho suficiente (nem juntando duas ou mais). Prefira gaiolas com tamanho e ventilação adequados.

© 2019 por Renata Pagliarini - Fanratics Rattery. 

  • Facebook Social Icon
  • Instagram
bottom of page