top of page

Cuidando de ratas prenhes

Atualizado: 13 de abr.


Não é incomum pessoas adquirirem ratas em pet shops e elas virem prenhas. Os donos acabam ficando bastante perdidos, pois além de ter que cuidar do filhote que acabaram de adquirir, este filhote terá mais filhotes. Então, vamos te ajudar a cuidar adequadamente da sua ratinha prenhe e de seus bebezinhos.

Em um próximo post, vou apontar os riscos e perigos de se reproduzir ratos, para que caso você deseje reproduzir suas ratas, você esteja preparado para tudo que poderá acontecer, pois é um outro tema que nos perguntam muito é “minha rata não está conseguindo parir” e “cuidando de ratinhos órfãos”, mas vamos deixar estes temas para o futuro.

Como saber se minha rata está prenha?

As ratas entram no cio por volta de 45 dias de nascida e entrarão no cio a cada 4 dias aproximadamente, por toda sua vida. Se você adquiriu uma fêmea com mais de 45 dias de vida que estava em contato com machos, provavelmente ela esteja grávida. Neste caso, é muito importante você estar preparado.

Sinais de que sua rata está prenha.

A gestação de uma rata dura em média 22 dias (3 semanas) e muitas vezes você não conseguirá detectar a gravidez até os últimos dias. Um sinal muito claro que a rata está prenha, é que ela não entrará no cio, o que pode ser detectado observando o comportamento de empinar o bumbum e a vibração das orelhinhas, mas isso pode passar despercebido para um tutor inexperiente. Próximo ao nascimento você notará também que os pelos ao redor dos mamilos irá cair, para facilitar os bebês mamarem. A rata costuma ficar mais calma e parada nos dias próximos ao nascimento, mas no dia do parto você irá notá-la inquieta.



​Dieta e cuidados especiais.

Forneça ração adequada para ratos, a vontade e proteínas adicionais, 3x na semana. Se sua rata for bebê ainda, é muito importante que ela receba proteína mais vezes e um suplemento como Aminomix Pet na ração, pois ela ainda está no pico de desenvolvimento e isso poderá gerar um desgaste grande para ela. É muito importante dar grãos e sementes (você pode fazer um mix natural, como o que temos em nosso grupo do Facebook, clique aqui). Lembre-se que as ratas podem gerar de 4 até 15 filhotes (as vezes até mais).



Você poderá mantê-la com sua colônia até um ou dois dias antes do nascimento, mas atenção: ela não deve dar à luz na gaiola, ou as outras ratas podem comer os filhotes. Prepare uma maternidade – uma gaiola com grades de pouco espaçamento (gaiolas para hamsters), ou uma caixa organizadora de 60 litros com a tampa telada. É importante que este alojamento não tenha andares. Para a forração da gaiola você precisará de algo macio e que absorva a urina e a sujeira. Infelizmente no Brasil, não dispomos de muitos tipos de cama, então, temos que nos virar com o disponível. Compre maravalha de boa qualidade em um pet shop e asse em forno médio por aproximadamente 10 min, espere esfriar para colocar na caixa ou gaiola, isso ajudará a reduzir os fenóis contidos na madeira. Lembre-se: você não deve utilizar serragem para seus ratos no dia a dia, apenas neste caso e somente por no máximo 20 dias. Outra opção muito melhor, mas um pouco mais cara e só encontrada facilmente pela internet é Cripy Aspen Flake (aparas macias de pinus, uma versão mais seca e com menos de fenóis). Você deve estar se perguntando, posso usar apenas papel? Minha resposta é não, a menos que você fique em casa para limpar constantemente, pois a rata irá fazer xixi e encharcar o papel e isso fará muito mais mal para a respiração deles do que a maravalha utilizada por 20 dias. Não use areia de gato, pois além de não ser nada confortável para a rata e os filhotes, ela irá aderir na pele dos filhotes.

Nascimento

Você notará que é hora de separar quando sua rata estiver bem gorda e a barriga baixa. Separe ela na gaiola ou caixa de maternidade que você preparou previamente. Forneça a ela uma caixa de papelão com um buraco que ela possa entrar e bastante material para ela fazer o ninho - feno coast cross, papel toalha picado, quadradinhos de feltro ou soft (devem ser trocados diariamente, observe se estão úmidos, se estiver, troque mais vezes) - não coloque tecido ou nada que tenha fios para que os filhotes não acabem se enforcando ou perdendo membros. Maravalha de boa qualidade ou o "aspen" (falso) também podem ser utilizados, inclusive é o que eu utilizo nas minhas matyernidades, mas ATENÇÃO: substituir totalmente a cada 2 dias e utilizar no máximo até que os filhotes tenham 20 dias de nascidos, após este período, utilize a areia de celulose (granpaper, catpaper, paper Jaaal, etc). Ela começará a fazer seu ninho um dia antes de dar à luz.

Na hora do parto deixe-a quieta, ela fará tudo sozinha. O parto começa com um sangramento e dura entre 1 e 2 horas. Se se após este tempo os filhotes não nasceram, ou o sangramento esteja muito intenso, talvez ela precise de uma cesárea de emergência. Não fique mexendo para não gerar estresse, é comum sair sangue, não se desespere. Caso nasça algum filhote morto, só mexa após todos terem nascido. Geralmente a mãe come o filhote morto, isso ajuda a repor a energia que ela perdeu, caso ela não coma, retire o filhote. Cuidado para não ser mordido, muitas fêmeas ficam bastante protetoras nos primeiros 15 dias.


Cuidados após o nascimento

Você continuará alimentando a mãe como antes do nascimento – com ração a vontade, adicional de proteína e grãos e suplementação se achar necessário. Após os 3 dias de nascidos (eu não mexo antes disso, pois a mãe precisa descansar), você pode começar a manipular os bebês, mas cuidado, pois a mãe pode se tornar muito protetora e morder. A limpeza deve ser feita diariamente (após os 3 dias).

Fazendo a limpeza diária:

• Tire a mãe, esta é a hora dela passear.

• Retire os filhotes, não tenha medo de manipulá-los, a mãe rata não abandona seus filhotes.

• Troque toda a forração por uma nova, limpa. Lave as vasilhas e bebedouro e recoloque os filhotes. Por último, coloque a mãe.

Veja aqui nossa matéria sobre limpeza.

Os filhotes abrem os olhos com 15 dias de vida e logo começam a provar a comida da mãe (aproximadamente 18 dias), mas ainda mamam até os 30 – 35 dias de vida. Mas atenção: não é porque os filhotes começaram a comer sólidos que eles devem ser desmamados. Os filhotes devem permanecer com sua mãe até os 40 dias de vida.

Caso você vá doar os filhotes, quando estiverem com 30 dias, você pode ir procurando novos lares para eles, para serem retirados em 10 dias (importante que os filhotes fiquem com sua mãe até os 40 dias). Faça doação consciente, solicite fotos da gaiola, alimentação e fotos dos futuros companheiros. Caso a pessoa não possua outro rato, só doe em duplas e sempre do mesmo sexo.

Separando os filhotes

Quando os filhotes fizerem 35 dias de vida, você precisará separar os machos das fêmeas, para que não haja perigo dos machos acabarem acasalando novamente com a mãe ou com as irmãs. Para isso, você precisará de uma gaiola só para eles.

Após os 40 dias os filhotes estão prontos para irem para seus novos lares.

625 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2019 por Renata Pagliarini - Fanratics Rattery. 

  • Facebook Social Icon
  • Instagram
bottom of page