top of page

Decidi ter um rato twister! E agora?

O rato twister (também chamado de ratazana, mecol ou mercol) é um pet incrível... Dócil e limpo, extremamente divertido e engraçado. Mas existem algumas coisas que você precisa considerar antes de adquirir seus primeiros ratos. Não é somente ir ao pet shop mais próximo e comprar o rato twister, a gaiola e a alimentação que eles indicam (99% das vezes eles indicam gaiolas e alimentação inadequados, além de venderem animais doentes e prenhes).

Vamos te ajudar nesta jornada, para que você faça tudo certinho, não gaste desnecessariamente e não se arrependa depois.

O primeiro fator a se considerar é a quantidade de animais que você terá. O rato twister é um animal de colônia e a primeira coisa que você deve saber é que eles não devem ser criados sozinhos – salvo raras exceções com distúrbios comportamentais que falaremos em outro arquivo.


O que você precisa saber antes de adquirir um rato?


O que é necessário para ter rato twister
Uma colônia de ratos twister saudável e feliz deve ser composta de animais do mesmo sexo

O rato twister é um animal muito sociável e precisa de companhia para ter uma vida plena e feliz. Estes grupos familiares servem para estabelecerem comportamentos naturais como o grooming (onde uns cuidam da aparência do outro), brincar, lutar, dormir e aprender juntos. É importante que a colônia tenha pelo menos três integrantes, pois em caso de óbito de algum dos membros, o outro passará pelo luto de forma muito mais tranquila e inclusive será mais fácil a introdução de um novo membro – caso você deseje continuar a tê-los.

Ter o rato twister em colônias grandes também apresentam vantagens para os donos, pois terão a oportunidade de vê-los brincar, sua interação social e posicionamento na colônia e conseguir observar e distinguir a personalidade de cada um, além do fato do rato twister mais tímido ser encorajado pelos outros a se socializar com você, pois eles aprendem melhor com um semelhante e se sentirão muito mais seguros tendo um companheiro para enfrentar o desconhecido com eles.

Um rato criado sozinho ficará deprimido e estressado constantemente, além de que, não desenvolverá as habilidades sociais necessárias que podem gerar inúmeros problemas futuros para ele. Este rato que não possui habilidade social raramente conseguirá ser inserido em uma colônia futuramente.

Consegui te convencer que manter apenas um rato twister sozinho está fora de questão? Excelente!

O próximo, e muito importante, fator a ser considerado, é o fator financeiro. Você precisa verificar quantos animais conseguirá manter, sem que caia a qualidade de cuidados que você pode oferecer. Como iniciante eu sugiro que comece com um número entre 2 e 4 animais, do mesmo sexo, claro. Esta quantidade você pode determinar por escolha ou pelo tamanho da gaiola que você poderá adquirir inicialmente. Veja aqui uma calculadora de ratos, onde você conseguirá calcular se o tamanho está adequado ao número (e sexo) de animais que quer ter.

Meu conselho é você não pegar todos os animais da mesma idade, ao mesmo tempo, pois o rato twister é um animal sensível e eventualmente precisará de cuidados veterinários, principalmente na velhice - e sabemos que veterinário para animais exóticos possui um valor mais elevado que o veterinário de animais domésticos. Tenha sempre uma reserva financeira para o veterinário, você vai precisar, fizemos um guia de primeiros socorros, que vai te ajudar no atendimento inicial, para ter tempo de chegar ao veterinário. Ter animais de idades diferentes poderá te dar um controle melhor da situação, embora você nunca conseguirá prever quando ficarão doentes, vai reduzir a possibilidade de ter todos doentes de uma só vez. Ter ratos de idades diferentes também te dará a chance de ter um rato mais calmo para fazer carinho e se aconchegar e também ter filhotes jovens e ativos. Acreditamos também que ter filhotes com ratos mais velhos na mesma gaiola ajudem aos senhorzinhos manterem um comportamento mais ativo, por muito mais tempo.


Machos ou fêmeas?


Esta é uma decisão que eu sempre falo - só depende de você...

O que você espera de um rato twister como pet?

Não existe um melhor do que o outro, eu particularmente, amo os dois e ambos são excelentes e amorosos animais de estimação.

Não aconselho a ninguém misturar os sexos, a menos que você pretenda povoar o mundo com ratos. Reprodução não é um assunto a ser tratado de forma leviana. Grupos mistos crescerão de número em um tempo absurdo. Um rato twister fêmea terá seu primeiro cio aos 45 dias em média (em alguns casos, até mais jovens), onde poderá já engravidar, ela terá ninhadas a cada 22 dias, pois assim que os bebês nascem, ela entrará novamente no cio. Um casal mantido junto em um ano terá produzido entre 140 e 200 filhotes, isso sem contar seus filhotes, que se deixados juntos além do tempo, produzirão suas próprias crias levando a uma explosão populacional. Além do fator que ter crias constantes debilitará demais a mãe e reduzirá consideravelmente sua expectativa de vida.


Uma solução (cara), se você deseja uma colônia mista é castrar os machos – que é uma cirurgia muito mais simples e muito menos invasiva. Castrar as fêmeas não é uma boa alternativa, pois os machos não castrados irão tentar acasalar constantemente com as fêmeas castradas, gerando muito estresse para ambos.


Vamos entender quais as diferenças entre machos e fêmeas, isso facilitará na sua escolha, mas lembre-se, cada animal tem sua personalidade, então estas características podem variar.


Rato twister machos

  • São maiores que as fêmeas, pesando entre 350g e 700g em média;

  • São mais tranquilos e menos ativos quando chegam a idade adulta. Mas não acredite que serão animais de colo, pois também são bagunceiros e animados, mas podem ficar parados recebendo carinho por mais tempo que as fêmeas (lembre-se, não é regra).

  • Quando chegam na adolescência (período que dura dos 5 aos 12 meses), podem ter problemas hormonais e se tornar agressivos com outros ratos e pessoas (isso deve ser corrigido com a castração). Este problema pode ser minimizado adquirindo animais de criadores responsáveis, mas lembre-se, embora este problema apresente predisposição genética, pode acontecer com qualquer um, pois se trata de um problema hormonal.

  • Eles são mais briguentos e territorialistas que as fêmeas e precisam de mais espaço na gaiola. Gostam bastante de brincar de lutinha. Não se assuste se escutar guinchos, estrondos, quedas e correria a qualquer hora da noite, isso se trata das brincadeiras deles e é super divertido de ficar assistindo, tenha em mente que só é uma briga séria, se tiver sangue.

  • Eles possuem menos propensão a tumores que as fêmeas.

  • O rato twister macho possui mais propensão a insuficiência cardíaca crônica, insuficiência renal, degeneração nas patas traseiras, do que a fêmea. Infelizmente, estas doenças não têm cura, então deve se ter mais cuidado com os machos e saber como “administrá-las.

  • Machos não castrados possuem um cheirinho diferente, que algumas pessoas acham semelhante ao doritos. Este odor é proveniente de óleos que a pele das costas produz naturalmente, quando são sexualmente maduros. Isso às vezes pode ser visto nas costas, como uma camada laranja na pele, conhecida como graxa dos reprodutores.

  • Machos são brincalhões apenas até aproximadamente 6 meses, depois disso passam a ser menos ativos e mais preguiçosos. Isso faz muitas pessoas dizerem que são mais calmos e que gostam mais de carinho, mas isso não é verdade, isso tem mais haver com a personalidade do que com o sexo.

  • Machos possuem testículos enormes (desde os 20 dias de vida) e não se importarão de passar eles por seu rosto (rs), se isso é algo que causa um certo desconforto, machos não serão adequados para você.


Rato twister fêmea


  • São bastante ativas (muito mais que os machos), amam explorar e escalar, por isso é importante ter uma gaiola alta, com vários andares e oportunidades para explorar e escalar.

  • As fêmeas são menores e de constituição mais delicada que os machos, elas pesam em média de 150 à 450 gramas.

  • Ao contrário do que se fala, elas são muito carinhosas e dispostas (desde que bem socializadas). Muito inteligentes, elas aprenderão os truques muito mais rápido que os machos e terão energia para executá-los muitas vezes.

  • Elas são conhecidas por gostarem bastante de roer os objetos da gaiola, bandejas sanitárias, redes e até mesmo telas de arame não serão páreas para a curiosidade das meninas.

  • As fêmeas possuem maior propensão a tumores mamários, tumores pituitários e problemas neurológicos. Estas doenças podem ser resolvidas ou amenizadas através de cuidados veterinários.

  • Não costumam apresentar problemas de comportamento de ordem hormonal – embora extremamente raro, pode acontecer. E quando acontecem são difíceis de resolver, pois a esterilização das fêmeas é muito mais complicada que a dos machos.

  • Vivem mais tempo que os machos, isso se deve ao fato que são bastante ativas por quase toda sua vida, elas passam a ficar mais calma quando estão entrando na velhice (por volta de 1,8 anos).

Onde adquirir seu rato twister?



Existem diversos locais que você pode ir para adquirir sua turminha e cada um tem suas vantagens e desvantagens. Os pet shops são onde geralmente os novos proprietários adquirem seu primeiro rato twister e embora isso parece uma boa ideia, você pode acabar se arrependendo.


Pet Shops


As lojas de animais são bastante convenientes para adquirir um rato twister, ou mais. Geralmente são mais baratos e as lojas trabalham com compra por impulso – você está passando e vê aqueles seres tão fofinhos e quando percebe já está saindo com uma caixa com um rato, uma gaiola, forração, brinquedos e alimentação - geralmente inadequados, pois a intenção deles é apenas vender, não informar e geralmente eles não sabem nem o básico para ajudar o novo tutor.

O que é bom se considerar nestes casos é que estas lojas, principalmente as grandes redes, compram seus animais de fazendas de animais, onde os animais são criados em grande número para suprir as lojas, sem nenhuma supervisão ou cuidado. Eles geralmente são mantidos em péssimas condições e criados repetidamente até a exaustão, o que afeta a saúde e o bem-estar da mãe e dos bebês. Nestas lojas é fácil encontrar as cores e padronagens mais comuns e populares, muitas vezes não são socializados, desmamados precocemente, comprados a granel sem nenhuma atenção a sua saúde ou temperamento. Isso pode deixar os ratos pequenos, com a saúde frágil, nervosos e / ou agressivos que demoram bastante a criar vínculos com os humanos (alguns podem nunca chegar a criar um vinculo, principalmente com tutores inexperientes).


Os animais são mantidos em terrários pequenos, sem estímulos e pouco abrigo, com forração de madeira (veja nosso arquivo sobre os perigos da forração de madeira). É comum também erros de sexagem no processo de compra ou comprar fêmeas prenhas, visto que como falamos anteriormente, os atendentes não entendem nada de animais. Isso tudo não quer dizer que você só encontrará animais nestas condições, você pode encontrar animais saudáveis e dóceis, mas isso é pouco comum.

Antes de comprar em um pet shop é importante você ter em mente que, você não está ajudando aquele animalzinho a sair daquelas condições, você está estimulando a loja a comprar mais animais destas fazendas. Isso equivale a salvar um rato twister e condenar outros tantos a uma vida miserável de sofrimentos.


Criadores responsáveis


Os bons criadores costumam ser o meio mais seguro de adquirir um animal. Bons criadores se preocupam com saúde, temperamento, aparência e longevidade de seus animais. Os ratos provenientes de bons criadores vêm bem socializados e tem um tempo de adaptação bem menor. Um bom criador sempre te dará suporte, te apoiando e tirando suas dúvidas, dando conselhos e indicações, por toda a vida do animal. Em troca é importante que você o mantenha atualizado sobre a saúde e temperamento do rato twister adquirido com ele, o ajudando a melhorar sua linhagem futura.

Mas infelizmente, assim como existem os bons criadores, também existem os maus criadores. Estes reproduzem de forma irresponsável, não possuem um conhecimento real sobre os ratos, genética e saúde. Criam visando apenas o lucro (o que não existe, se ele suprir adequadamente todas as necessidades da mãe e dos filhotes, assim como o dos demais animais da criação). Este tipo de criador cria sem nenhum conhecimento genético e/ou sem ter uma linha de animais. Os ratos são criados por meio de experimentos, sem nenhuma preocupação com saúde ou bem-estar animal. Estes filhotes geralmente têm um desmame precoce (inferior aos 40 dias), o que pode acarretar danos neurológicos e mesmo de saúde, futuros. Não é incomum nestes casos você terminar com um rato twister medroso, irritado, nervoso, de saúde frágil, mas lindamente colorido.

Bons criadores não têm ninhadas constantemente disponíveis e não é incomum ter fila de reserva. Se você possui dificuldades de encontrar bons criadores na sua região, você pode viajar, verificar se ele faz frete ou se juntar com outras pessoas da sua região interessados em comprar e dividir as custas de ir buscar os animais.


1) Identificando um bom criador

Para identificar um criador basta alguns minutos de pesquisa no Facebook (não comprem nunca de pessoas que anunciam rato twister na olx ou mercado livre, isso já é um mal indício). Verifique as páginas, um bom criador vai ter páginas informativas, onde você poderá observar as próximas ninhadas, se existem rato twister disponíveis, assim como as ninhadas anteriores. Infelizmente não temos no Brasil, ainda, uma associação de rato twister ou roedores para que esta nos informe os bons criadores registrados. Os bons criadores fazem entrevista com os interessados em seus animais, onde os mesmos devem comprovar com fotos e respondendo perguntas do criador, ou um questionário, isso ajudará o criador identificar se o tutor está apto a receber seus filhotes em sua residência. Nós da Fanratics temos nosso próprio criatório de rato twister e indicamos alguns parceiros quando somos solicitados. Se você está procurando em grupos de redes sociais, verifique sempre se os grupos possuem um cadastro criterioso, pois alguns grupos são livres para todos publicarem. Se você tiver dúvidas, converse com o criador, o mesmo deverá te ajudar em todas as questões.

2) Escolhendo o criador

Depois de encontrar potenciais criadores é importante fazer pesquisas sobre eles. Verifique se ele tem site, página no facebook, instagram, whatsapp, etc. Lembre-se que esta fase é de pesquisa, então, quanto mais souber melhor. Esta pesquisa serve para você conseguir se informar, permitindo que você conheça os princípios, planos, objetivos e prioridades do criador, conheça os animais e possíveis progenitores do seu filhote. Coloque na balança o positivo e o negativo de cada um. Não se sinta acanhado em tirar dúvidas com o criador, preferencialmente por mensagem (pois a maioria que cria apenas para pet, não vive da criação). O criador deve ser atencioso, claro e objetivo. Formule suas perguntas anteriormente e converse com os que mais te interessaram. Não tenha vergonha de questionar os criadores. Os bons criadores esperam e até gostam de ser questionados, isso garante um conhecimento mútuo e de mostrar a você o quanto seus animais são especiais.

Bons criadores também lhe farão perguntas como: alojamento, alimentação, forração, enriquecimento ambiental, sua experiência, que padrões rato twister você está procurando e por que os deseja. Não se assuste se ele lhe enviar um questionário. Não se preocupe se você é inexperiente, contanto que seja aberto a ajuda e sugestões e queira aprender, eles ficarão felizes em poder ajudar.

3) escolhendo seus ratos

Depois de estabelecido o relacionamento entre você e o criador, você entrará em uma lista de espera (pode acontecer) para a cor ou variedade do rato que você escolheu. Neste ponto, pode ser solicitado um valor de reserva, isso garantirá ao criador que você não desista do rato escolhido e cause uma dívida que ele não estava esperando (como dissemos, não há lucro real para bons criadores). É importante que saiba que um pedido genérico como por exemplo: 3 machos dóceis de qualquer cor será mais rápido de atender do que um pedido específico, como por exemplo: 1 rato BES Dumbo Rex, 1 rato Russian Blue Harley e 1 rato Black Self.

ATENÇÃO: Alguns criadores, como a Fanratics Rattery, por exemplo, vendem ratos com contratos “apenas para pet”, por isso, se você pretende reproduzir, mesmo que futuramente seus animais, você deverá discutir e acordar isso anteriormente com o criador ou procurar um criador que não se importe com isso.

4) Buscando seu rato twister

Neste ponto você já deve estar com tudo pronto:

• Gaiola montada e devidamente enriquecida, ração e forração adequada.

• Sua família (no caso de morar com outras pessoas) já estão ciente e aceitaram os novos integrantes da família.



É o ultimo momento para desistir. Não se envergonhe em desistir dos animais se acontecer algum problema ou se apenas não quiser mais. Seja franco e honesto com o criador e não tenha medo de fazer perguntas.


É importante que eles estejam com a idade certa para que não tenha problemas futuros (40 dias ou mais). Lembre-se que o rato twister não irá se afeiçoar imediatamente a você, eles precisam de um pequeno tempo de adaptação com você e com a mudança. Interações constantes com os novos membros da sua família farão com que se afeiçoem mais rapidamente. Ratos twisters que não são manipulado podem ficar medrosos e arredios mesmo que tenham tido a melhor das socializações desde o nascimento. Então, brinque, aperte e amasse igualmente todos seus novos amiguinhos. Petiscos são ótimos para criar laços também!


Grupos de resgates e doações de rato twister


Adotar um animal é antes de mais nada, um gesto de amor e caridade. É a chance que você tem de dar um lar adequado e amoroso a um ou mais ratos que passaram por situações de abandono. Infelizmente a lista de animais precisando de novos lares é bastante extensa, muitos são resultados de cruzas experimentais (sim, muitos tutores irresponsáveis tiram cria para ver como é), fêmeas compradas prenhes de pet shops ou criadores irresponsáveis, animais que foram comprados por impulso e foram descartados quando os donos perderam o interesse. Existem alguns donos que possuem razões legitimas para procurar um novo lar para seus animais, geralmente por problemas de mudança ou saúde.

É importante considerar que não existem somente filhotes disponíveis e um rato mais velho dará um pet tão bom quanto um rato mais jovem. Ele irá se adaptar a você e te amar da mesma forma, ou até mais, pois o rato twister possui sentimento de gratidão. É importante ter uma conversa franca com o doador e pegar todas as informações possíveis sobre os animais que estão sendo doados, principalmente temperamento e saúde. Após decidir adotar é importante considerar o mesmo dito em: 4) Buscando seu rato twister.


Considerações finais


Se você mora com outras pessoas, converse com elas antes de tomar qualquer decisão. O rato twister é um animal que se apega aos donos e sofrem muito quando devolvidos ou abandonados.

Pesquise e leia o máximo que você conseguir sobre o rato twister, lembre-se que são seres vivos, suas fezes e urina tem cheiro forte, eles demandarão um tempo considerável para limpeza diária do alojamento e também precisarão de sua atenção diária.

Planeje tudo, antecipe a compra da gaiola (não esqueça de verificar se o tamanho está adequado para a quantidade de ratos que irá morar nela), verifique se existem locais próximos que vendam a ração e se existem veterinários que atendam ratos na sua região - é importante ter um dinheiro reserva para emergências veterinárias.

Nunca pegue um rato para viver sozinho e em caso de óbito de um deles, se o outro ficar sozinho, considere adotar ou comprar um companheiro para ele. Ratos sofrem de depressão e podem ficar doentes se deixados sozinhos.

Leve uma caixa de transporte quando for buscar seus novos amigos, ou verifique com o criador ou doador se ele possui uma caixa para que você possa levar o(s) rato (s). É importante colocar um pedaço de pepino, melão ou maçã, para hidratar, no caso de viagens longas (mais de 60 minutos). Não coloque bebedouro para não molhar os animais.


5.662 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

© 2019 por Renata Pagliarini - Fanratics Rattery. 

  • Facebook Social Icon
  • Instagram
bottom of page