top of page

Enriquecimento ambiental para ratos, gastando pouco

Atualizado: 3 de jan. de 2022

Ratos são animais muito inteligentes e extremamente curiosos. Devido a este fator, eles podem ficar entediados muito facilmente.


Ter uma gaiola grande é de extrema importância para se criar ratos, mas não adianta ser só isso. Uma gaiola grande e vazia não oferece nenhum estímulo aos ratos. Eles necessitam, além da gaiola grande, uma variedade de estímulos para que não fiquem entediados. É importante que dentro da gaiola eles possam exercer o mesmo comportamento que se estivessem em vida livre.


Como deixar uma gaiola divertida?

Quando falamos de diversão para ratos, algumas pessoas já pensam em brinquedos como os utilizados para cães e gatos: bichinhos de pelúcia e bolinhas, mas ratos não tem o mínimo interesse por este tipo de brinquedo, a não ser para destruir. Outros pensam em brincadeiras que são feitas fora da gaiola, claro que isso é super importante, mas os ratos passam a maior parte do tempo na gaiola, e não podemos esquecer que é no período da noite que eles são mais ativos, então é muito importante que a gaiola possua acessórios suficientes e adequados para que eles exerçam seu comportamento natural.


Primeiramente, é super importante ter uma gaiola grande o suficiente, mas uma gaiola grande com espaços vazios é uma gaiola tediosa e “pequena” em questão de enriquecimento... Ratos não voam e um espaço não utilizado, é um espaço inútil para seu rato.


Túneis e tubos

Ratos amam explorar e adoram túneis. Você pode fazer túneis com canos de esgoto de aproximadamente Ø10cm por até 40cm de comprimento. Estes canos você encontra em lojas de material para construção, o legal é que você pode utilizar conectores e cotovelos para fazer novas saídas e curvas. Sobras de tubos também são encontrados facilmente em caçambas de construção. Só não se esqueça de higienizar bem. Você também pode utilizar garrafas pet, basta apenas retirar o fundo e o bico.


Outros materiais que podem ser utilizados é duto de ar condicionado ou duto de saída de ar de secadora de roupas. São tubos flexíveis e sanfonados que permitem um enriquecimento bastante divertido, mas podem acumular bastante urina, então, irão requerer um cuidado maior com a limpeza.


Mangas compridas de camisetas e pernas de calças também podem ser penduradas e virar uma diversão a mais.


Um túnel que também serve de toca muito legal e fresquinho pode ser feito com um bloco para adega (elemento vazado cerâmico garrafeira), facilmente encontrado em lojas de material para construção, seus ratos vão amar.



Tocas e esconderijos

Faz parte do comportamento natural dos ratos se esconderem, e ter uma toca para se abrigarem quando estão assustados ou com medo é de suma importância. As tocas podem ser feitas com caixas de papelão, floreiras plásticas ou mesmo potes plásticos, abra uma pequena abertura para a entrada e no caso dos potes plásticos faça furos para saída de ar. Coloque bastante material para fazerem ninho, como tiras curtas de tecido que não desfiam, papel toalha e feno. Troque as caixas sempre que notar que estão com pontos de urina.




Equilíbrio e escaladas

Você pode utilizar cordas para acabar com os espaços mortos na gaiola. Os ratos são ótimos em se equilibrar, não terão nenhum problema em atravessar facilmente de um lado para o outro, desde que elas estejam bem tencionadas. Você pode utilizar cordas grossas de algodão ou sisal ou fazer uma trança grossa com tiras de uma blusa ou calça de moletom velha, por exemplo e prender de um lado a outro da gaiola com ganchos para cortina.

Para fazer uma para seus ratos, basta fazer uma trança reta e bem comprida e esticar na sua gaiola. Este link também vai ter dar outras boas ideias para fazer com camisetas velhas.




Se você tiver um pouco de habilidades manuais ainda pode fazer uma rede para escalada.

Segue um link com uma receitinha de rede feita com retalhos de camisetas: http://www.cheepparrottoysntips.com/knots1.html


Mais uma opção que não custa nada, apenas o tempo de coletar e higienizar. Utilizar galhos grandes dentro da gaiola vai permitir que os ratos pratiquem equilíbrio e escalada e ainda servirá para roer. Só tome cuidado para identificar se aquele tipo de madeira não é tóxico aos ratos, goiabeira é uma opção excelente e muito fácil de ser encontrada. Você também pode passar uma corda fina em zigue-zague pelo galho, para facilitar e estimular a escalada.




Plataformas e descanso

Cestinhas e redes são excelentes meios para criar plataformas e áreas de descanso. Pendure cestinhas pelas paredes da gaiola, elas são baratas e podem ser encontradas facilmente em supermercados e lojas de 1,99, você pode colocar feno dentro delas, os ratos irão amar.


Redes são outra coisa que os ratos gostam e você pode fazer as suas sem gastar nada, corte dois pedaços de tecido de aproximadamente 25 - 30cm (pode ser aquela camiseta velha), faça uma franja grossa nas beiradas e vá amarrando um no outro. Basta usar ganchos de cortina ou mesmo clips de papel grande para pendurar.


No final da postagem, deixo um DIY de como fazer uma rede simples sem costura.


Escavação e ninhos

O que pouca gente sabe é que em vida livre, em ambiente selvagem, as ratazanas durante o dia vivem em túneis, debaixo da terra, protegidas do sol (pois são animais noturnos) e das altas temperaturas (ou baixas demais). É debaixo da terra que fazem seus ninhos e cavam até para se divertir e encontrar comida. Então, cavar é um comportamento fundamental, que os ratos apreciam muito. Infelizmente, as gaiolas que existem no Brasil não são especialmente desenvolvidas para ratos e suas bandejas são rasas demais, não havendo como preencher de substrato de escavação.


Para proporcionar aos seus ratos a alegria de cavar, você pode fazer uma caixa de escavação. A caixa pode ser feita com uma floreira, ou mesmo uma caixa plástica grande, cheia de substrato de pó de coco. O pó de coco deve ser puro e sem aditivos (adubo, carvão ou pinus) e pode ser encontrado facilmente em grandes pet shops ou floriculturas. Nesta caixa de escavação não utilize areia de gato, nem utilize terra orgânica, pois pode estar contaminada com parasitas, como vermes e protozoários. Lembre-se de sempre remover as partes com urina da caixa (sim eles farão xixi e cocô dentro e não há nada que você possa fazer a respeito).

Coloque algumas guloseimas misturadas no substrato (grãos ou algumas sementes) e se divirta junto, vendo eles procurando os petiscos. O pó de coco não causa alergias e deve ser utilizado umido para formar túneis, não tampe a caixa de escavação ou o substrato irá mofar, se os grãos que você jogou brotarem, pode deixar que comam ou baguncem!


Mergulhar, lavar, buscar, nadar

Muitos ratos amam água, são animais super limpos e irão se divertir muito se tiverem uma bandeja com água na gaiola. Utilize uma bandeja para gatos com água rasinha, pode inserir milho verde, ervilhas ou qualquer outro legume permitido que se divertirão pescando (pode utilizar natural ou os congelados, mas nunca nada que venha de uma lata). Este tipo de brincadeira deve ser feito apenas em dias quentes.




Rasgar, cortar e carregar

Todo dono de rato sabe que os ratos são destruidores em massa e amam carregar as coisas de um lado para outro. Para este comportamento você pode colocar pequenos objetos soltos na gaiola, como tampinhas de garrafa pet, bolinhas de plástico duro com guizos e até pequenos brinquedos de madeira ou pedaços de galhos de madeiras permitidas.


Pendure um rolo inteiro de papel higiênico sem perfume (você pode comprar aqueles bem baratinhos apenas para isso) e pendurar o rolo inteiro com um arame na gaiola, eles vão se divertir desenrolando e picotando o papel. Pequenas caixas e tubos de papelão também servirão de brinquedo para eles, coloque dentro feno ou papel picado misturado com alguns petiscos e feche as extremidades, o faro deles é bastante apurado e eles irão se divertir bastante.




Brincando com a comida

Retire o miolo de uma maçã ou pera (tenha certeza de que retirou todas as sementes) e pendure ela em um arame em um local que os ratos não alcancem com muita facilidade. Você pode fazer isso com legumes duros e milho cozido também. Não forneça a comida sempre em potes, dificulte as coisas, escondendo e pendurando (principalmente alimentos que eles não estão acostumados a comer em todas as refeições). Isso vai tornar tudo muito mais divertido e interessante.



Roda de exercícios

Decidi fazer uma edição nesta matéria pois faltava a parte dos exercícios, mas como era quase impossível encontrar rodas adequadas para o tamanho deles esta parte ficou esquecida. Hoje em dia, podemos encontrar 2 rodas adequadas para ratos no mercado e é apenas nesta questão que não tenho uma alternativa barata para oferecer, pois já testei rodas feitas com bacias plásticas e além de não utilizarem, ela durou bem menos de uma semana em minha gaiola.

Mas será que a roda de exercícios é assim tão importante?

A resposta é um enorme SIM! Ratos de vida livre percorrem diariamente longas distâncias, como animais oportunistas, vão sempre buscar melhores fontes de alimentos e abrigo. Este exercício diário ajuda muito em seu condicionamento físico e resistência. Nossos ratos domésticos, não tem a necessidade de buscar alimentos e possuem espaço limitado, consequentemente acabam ficando sedentários e muitas vezes acima do peso, o que prejudica muito sua qualidade e tempo de vida.

Ter uma roda na gaiola é uma alternativa para que os ratos façam mais exercícios. Uma roda apropriada para os ratos, deve permitir que eles corram com as costas retas, a medida ideal para isso é uma roda de no mínimo: 31cm para fêmeas e machos pequenos (até 350g) / 35 cm para machos médios (entre 350 e 500g) / 40cm para machos grandes (acima de 500g).

Você deve evitar rodas com superfícies de rolamento com arame, se este for o caso é necessário forrar com chapa de plástico, pois podem causar acidentes. Os ratos machos também são mais propensos a correr na roda se tiverem ela disponível desde filhotes.

Possuir uma roda na gaiola é muito importante, além de ser uma preciosa fonte de exercícios (principalmente se você não tem mais do que 1 hora para brincar e soltar seus animais) ela também é um excelente enriquecimento ambiental, pois diverte e prolonga a expectativa de vida de seus ratinhos. Mas antes de comprar, não se esqueça de verificar se na porta da sua gaiola passa a roda, pois eles raramente usarão fora da gaiola, nos passeios, pois eles estarão distraídos com outras coisas. Vocês podem ver os dois modelos de rodas em uso no meu instagram @fanratics.

Onde comprar as rodas: • João Silva: (11) 95132-6571 (whatsapp). • Gaiopar Gaiolas: (43) 9688-0019


Concluindo... Muitos tutores dizem não enriquecer a gaiola de seus ratos por não possuir dinheiro para comprar acessórios e nós sabemos que isso realmente pode ser caro, mas é possível deixar a gaiola perfeita para os ratos gastando muito pouco ou nada. Ratos não são animais exigentes, aproveite nossas dicas e ponha sua criatividade para fluir.



9.705 visualizações7 comentários

Posts recentes

Ver tudo

© 2019 por Renata Pagliarini - Fanratics Rattery. 

  • Facebook Social Icon
  • Instagram
bottom of page