Uma das reclamações que mais recebemos em nosso grupo é a respeito do cheiro dos ratos. Mas os ratos fedem mesmo? A resposta é não!
O rato em si não possui cheiro, mas sua gaiola se não for limpa corretamente e com certe frequência, pode ficar com um odor bastante desagradável.
Manter a gaiola dos ratos limpa e livre de odores desagradáveis requer limpeza regular. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, os ratos são animais muito limpos. Eles passam quase 30% do seu tempo se arrumando e se limpando. Mas eles precisam da nossa ajuda para manter sua casa limpinha e cheirosa.
Com que frequência devo limpar a gaiola dos ratos?
Todos os dias você deve fazer a limpeza básica (remover as vezes, passar um pano para remover a urina, lavar os potes, etc). A faxina geral, ou seja, uma limpeza completa e detalhada deve ser feita uma vez por semana. Isso irá garantir que seus ratos estejam felizes, vivendo em um ambiente saudável.
Por que a limpeza regular da gaiola dos ratos é importante?
Quando os ratos fazem xixi, as bactérias transformam a urina em amônia. Quando os ratos inalam a amônia eles ficam propensos a doenças respiratórias. Este é um dos principais fatores que ratos não devem ser criados em gaiolas de madeira (pois a madeira absorve a urina), em terrários, caixas, etc.
Muitas bactérias também podem estar presentes nas fezes dos ratos, que também é prejudicial para eles se estas bactérias forem inaladas ou ingeridas.
As gaiolas dos ratos só irão cheirar muito mal se não forem limpas o suficiente. Nós como humanos, com nosso olfato bastante pobre, se comparado ao dos ratos, como nos sentiríamos infelizes vivendo em um local sujo e fedorento.
Dicas importantes que ajudarão na limpeza da gaiola
• tenha gaiola secundária (pode ser uma gaiola de transporte) onde você poderá manter os ratos enquanto limpa.
• coloque os ratos em outra sala para que eles não inalem produtos de limpeza, caso possuam cheiro, enquanto você limpa.
• nunca use produtos de limpeza perfumados, pois os ratos são sensíveis a odores.
• se possível, faça a limpeza ao ar livre ou em uma área bem ventilada. Se isso não for possível, deixe as portas e janelas abertas enquanto você limpa.
• se você tiver um rato doente, desinfete completamente a gaiola com um bom bactericida, tipo Vet+ ou Herbal Vet.
• enxague muito, verifique se todos os resquícios dos produtos de limpeza sumiram!
Limpeza diária
Como o nome já diz, a limpeza diária deve ser feita todo dia. Isso é muito importante para a manutenção da saúde, higiene e felicidade dos seus ratos.
As atividades diárias incluem:
• peneire a areia e retire sujidades (fezes e aglomerados de urina), se necessário substitua a areia suja por uma limpa.
• remova as fezes perdidas na gaiola.
. substitua os panos, caso utilize para forrar os andares e escadas.
• livre-se de qualquer alimento encontrado no banheiro ou em contato com urina e fezes de forma a impedir o crescimento de bactérias.
• troque a água.
• cheire todos os acessórios de tecido (redes, tocas, forrações de cestas) e se notar algum cheiro desagradável, lave-os.
• passe um paninho úmido com desinfetante natural nas plataformas.
Limpeza semanal
A limpeza semanal deve ser completa e ocupará um tempinho considerável.
O que você precisará:
• sabão neutro ou sabão de coco ou detergente em pó de coco / neutro ou lava-louças neutro
• escova (de preferencia com cabo) e esponja (sem abrasivos, para não danificar a pintura da gaiola).
• mangueira ou pulverizador de água (para quem não consegue lavar).
• spray antibacteriano tipo Vet + ou Herbal vet
1) Esvazie a gaiola
• coloque os ratos na gaiola temporária.
• remova todos os brinquedos e acessórios da gaiola.
• jogue fora a areia do banheiro.
2) Limpando a gaiola
Limpar a gaiola é mais fácil se for feita em área externa ou mesmo dentro do banheiro, mas se você mora em um apartamento e sua gaiola é muito grande, isso pode se tornar inviável, então, proteja o piso com toalhas velhas.
Molhe a gaiola com água e aguarde uns minutinhos, para que os resíduos amoleçam. Enquanto isso, prepare um balde com água e lava-louças (ou qualquer outro sabão neutro escolhido) e esfregue bem a gaiola com a esponja. Utilize a escova para limpar aqueles cantos difíceis de alcançar.
Enxágue muito bem de forma a garantir que não a resíduos de sabão.
3) Desinfetando a gaiola
A desinfecção da gaiola não precisa ser feita toda semana, mas é importante que seja feita pelo menos duas vezes por mês. Você também deve desinfetá-la sempre que for introduzir um novo rato na colônia ou se você tiver algum rato doente. Muitas pessoas usam água sanitária misturada com água para desinfetar a gaiola, pois o alvejante é um desinfetante poderoso. Mas se não gosta do cheiro, e como ela deixa as mãos, você pode utilizar os desinfetantes que mencionamos. É muito importante lembrar que em ambos os casos é necessário enxaguar muito a gaiola depois, para tirar todo o produto.
Rotina de desinfecção:
Pulverize o desinfetante sobre toda a gaiola, deixe descansar por 10 min e enxague abundantemente. Se for possível, deixe a gaiola secar ao ar ao sol.
4) Limpe a tigela de comida e a garrafa de água
Lave com esponja e lava-louças neutro e sem cheiro as tigelas de comida. Os bebedouros devem ser lavados com uma escova para mamadeiras ou se você não tiver, basta jogar um pouco de arroz e água dentro e chacoalhar bastante.
Enxague tudo muito bem antes de botar em uso, deixe secar naturalmente ou ao sol.
5) Lave os brinquedos e acessórios
Lave os objetos de madeira com uma escova e sabão neutro, enxague bem, passe uma mistura de 50% vinagre + 50% de água e deixe secar ao sol.
Bata na máquina, com detergente em pó de coco ou neutro todos os acessórios de tecido, tapetes, redes, etc e no local de colocar o amaciante, coloque a mesma quantidade de vinagre. Isso garantirá que os tecidos fiquem desinfetados, macios e sem cheiro.
6) Arrume a gaiola
Quando a gaiola estiver seca, volte os acessórios, encha os banheiros (coloque alguns cocozinhos velhos para eles lembrarem que msm limpinho o local é ali), decore-a com brinquedos, redes e acessórios de tecido limpos.
Considerações finais:
Os ratos não tem cheiro ruim, se você está sentindo mal cheiro nos seus ratos provavelmente a gaiola não esteja adequadamente limpa. Eles passam bastante tempo se limpando, mas se o ambiente não estiver limpo, o rato também não conseguirá se manter limpo.
Uma gaiola pequena, ou inadequada para a quantidade de ratos nela ficará fedida poucas horas após ter sido limpa. Se você não sabe se sua gaiola é adequada a quantidade de ratos que você possui, calcule aqui.
Como sabemos o olfato dos ratos é muito mais potente que o nosso, então se o cheiro está incomodando você, provavelmente estará insuportável para eles. Dito isso, mesmo que a gaiola não pareça a você estar cheirando assim tão mal, ela precisa ser limpa regularmente. Fazer uma limpeza adequada irá garantir que você e seus ratos tenham uma vida plena e feliz.
Olá, Cristiano. Terrário nunca deve ser utilizado para ratos. Além do seu não ter o tamanho adequado, terrários jamais irão permitir que a ventilação seja adequada para eliminar a amônia da urina, mesmo que você faça a limpeza diária. Em nosso site e blog você encontrará todas as informações para criar suas ratas de forma adequada, inclusive temos uma matéria que fala sobre as gaiolas e alojamentos. Infelizmente não tem nada que você faça com um terrário que você o torne adequado as ratazanas domésticas. Veja nossa matéria sobre gaiolas adequadas: https://www.fanratics.com.br/gaiolas-adequadas-e-inadequadas
Bom dia, Eu crio minhas ratas em um terrário com ( 95Lx35Px45A), recentemente contruí uma tampa que possibilita que ela subam e fiquem mais expostas ao ambiente, pegando um pouco de brisa externa. Quero saber se é adequado manter elas em uma terrário. Ou de fato tenho que considerar a compra de uma gaiola ?