top of page
Foto do escritorFanratics

Mantendo a higiene do seu rato em dia. Que cuidado ter com pelo, unhas, dentes e ouvido dos ratos?



Muitos donos de ratos possuem cães de estimação que devem ser constantemente banhados, penteados, ter seus dentes escovados, unhas cortadas e ouvido limpo para que não fiquem fedidos e a convivência com eles seja boa.


E meus ratos? Precisam de todo este cuidado? Quais cuidados os ratos realmente precisam e quais podem ser prejudiciais a saúde do rato?


PELOS


Banhos

Eu não vou me prolongar muito neste tópico, pois já fiz um post inteirinho sobre banho em ratos e você poder lê-lo aqui.


O que você precisa considerar é que ratos são animais limpos, eles limpam e arrumam constantemente a si e a seus companheiros, eles não precisam de banhos com shampoo ou outro detergente.

Os banhos eliminam a camada protetora da pele e pelo dos ratos e podem ser propícios ao aparecimento de fungos, além de poderem causar dermatites. Mas existem alguns casos que os ratos realmente precisam tomar banho.


• Ratos muito idosos, obesos ou deficientes podem ter muita dificuldade em manter suas genitálias limpas. Neste caso pode ser necessário lavar estas partes regularmente, pois o acúmulo de fezes e sujeira no pênis e ânus do rato resultarão em inflamações na pele e infecções. Não se deve dar banho de imersão, apenas lavar as regiões onde se acumulam a sujeira.

• Se o seu rato teve contato com substâncias tóxicas ou pegajosas pode ser necessário dar um banho completo o quanto antes, no link citado acima indica como fazer isso de forma segura e correta.

• Tratamentos dermatológicos indicados por seu veterinário de confiança.


Alguns ratos gostam bastante de água e outros simplesmente odeiam, isso vai de animal para animal. Se seus ratos gostam, você pode deixar disponível na gaiola (apenas nos dias quentes) uma vasilha com água pura e rasa para que eles brinquem e se lavem sozinhos. Mas veja bem, esta água não deve conter nenhum detergente.


Gordura laranja nas costas de machos não castrados

Uma dúvida bastante comum em proprietários de machos é sobre a "buck grease" (algo como graxa dos reprodutores). Ela se parece com uma "sujeira" gordurosa laranja nas costas do rato.

Esta cera é uma secreção cutânea causado pelos níveis de testosterona, isso é o equivalente aos meninos humanos adolescentes terem a pele mais oleosa que as meninas. Como fêmeas não possuem testosterona, este problema não acontece nas ratas - se sua rata está com sujeira laranja é provável que esteja com piolhos.


Esta gordura é normal e natural e você não deve se preocupar a menos que isso esteja causando algum dano a saúde do rato.

Você não deve tentar lavar esta gordura, pois isso só agravará o problema, pois a pele tentará repor os óleos perdidos. Além do fato de lavar constantemente poderá causar fungos, inflamações na pele e dermatites.


Uma forma de amenizar um pouco a quantidade de oleosidade é inserir na alimentação dos ratos um fio de azeite de oliva extra-virgem 3x na semana, devido ao ômega 3.


UNHAS


Esta é uma preocupação constante dos tutores. Como fazer corretamente o corte das unhas do rato. Antes de ensinar como cortar, vamos considerar algumas coisas...


Ratos precisam realmente cortar as unhas?


A resposta para esta questão é não, ratos saudáveis desgastam suas unhas cavando, correndo e ao fazer o grooming eles aparam as pontinhas com os dentes se acharem necessário. Mas isso não significa que as unhas não estarão afiadas. O corte de unhas geralmente é uma escolha do proprietário.


As unhas auxiliam os ratos na escalada e na limpeza de seus ouvidos (eca - mas sim, isso acontece).

Ratos idosos ou animais com problemas de paralisia do quarto traseiro podem ter dificuldades em desgastar e aparar suas próprias unhas e neste caso precisarão da ajuda do seu tutor.


Um equivoco frequente dos proprietários de ratos é cortar as unhas dos ratos por eles estarem se machucando ao coçar. Ratos não se machucam ao se coçar e caso isso esteja acontecendo com seu rato, ele está com parasitas. Pulgas, piolhos e ácaro (semelhante a sarna) causam extrema coceira nos ratos, fazendo com que se cocem até que apareçam feridas em sua pele. Ratos saudáveis não se coçam em excesso e não se machucam com as unhas.


Como cortar as unhas dos ratos:

Você deve segurá-lo firmemente, mas de forma confortável, sempre se assegurando que o rato não esteja assustado ou estressado.

Só faça o corte se seu rato estiver calmo, pois caso contrário ele irá espernear e se debater e você poderá acidentalmente acabar cortando fora um dedo dele.

Eu utilizo um alicate de cutícula, pois sua ponta fina permite uma excelente visão da unha e um corte mais preciso, mas pode ser utilizado também um cortados de unhas infantil.

Corte apenas a pontinha, na parte mais clara e ligeiramente transparente, se afastando bem da parte avermelhada / arroxeada ao longo da unha, se você atingir esta área, vai sangrar e doer bastante, fazendo com que seu rato se estresse muito e protesto na próxima ver que tentar segurá-lo para cortar.




DENTES


Os dentes dos ratos são realmente muito fortes e raramente precisamos fazer algo com eles.

Sua aparência saudável é de cor alaranjada escura nos incisivos superiores e inferiores (ligeiramente mais claros) e crescem constantemente por toda sua vida.


Os ratos desgastam sozinhos seus dentes, comendo alimentos duros, fazendo o bruxing (ranger de dentes) e roendo brinquedos de madeira (e as grades da gaiola, a parede, os móveis e tudo mais que esteja ao alcance de sua boca... rs). Porém, caso sofram algum dano na mandíbula e um dente ficar torto, este desgaste não será mais uniforme e poderão crescer demais, causando danos a saúde do rato e até impedindo eles de se alimentarem. Neste caso será necessário de intervenção veterinária para cortar ou até mesmo operar. É importante considerar que dentes saudáveis e retos jamais devem ser cortados, pois isso fará com que cresçam mais rapidamente. Apenas um veterinário especializado poderá avaliar a necessidade de cortar o dente.



É importante ter o hábito de olhar sempre a boca de seu rato, para que ele se acostume com este tipo de manejo e para que você observe como são os dentes saudáveis, assim você conseguirá detectar rapidamente caso haja um problema.


Um rato que está com dificuldades ou relutante para comer, apresenta problema no olho sem causa aparente e apresenta emagrecimento, estando visivelmente saudável, deve ter seus dentes examinados, pois estes são sinais de má oclusão.


Ratos com uma dieta saudável, livre de açúcares e doces, jamais terão problemas com cáries. Diabetes também podem causar o apodrecimento e queda dos incisivos dos ratos.


Caso seu rato perca ou quebre um ou dois dos incisivos, alimente ele com papinha batida, em poucos dias os dentes estarão de volta.

Caso tenha acontecido um trauma para que os dentes tenham se quebrado ou caído, observe se os dentes novos estão crescendo de forma correta, caso contrário, leve ao veterinário especialista imediatamente.


OUVIDO


Conforme dito acima, os ratos limpam sozinhos a cera em excesso presente em seu ouvido. Podemos observar isso enquanto ele se limpa, que ele enfia o pé em seu ouvido girando e depois colocando a unha na boca.


Nunca devemos enfiar nada dentro do ouvido do rato para tentar limpar, caso seu rato possua problemas nas patas traseiras e não consiga se limpar adequadamente, peça a seu veterinário de confiança para te ensinar a fazer esta limpeza de forma correta.


Se você perceber que seu rato está irritado agitando muito a cabeça, ou parece estar com a cabeça inclinada, ou você sente um cheiro diferente vindo de seus ouvidos - podendo haver um inchaço na região próxima a orelha com ou sem secreção, ou está com problema de equilíbrio, provavelmente ele está com uma infecção de ouvido e deve ser levado imediatamente ao veterinário responsável para tratamento adequado.

1.564 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page