Uma dúvida muito comum dos donos de ratos é, qual forração usar. Então, vou te ajudar a decidir, informando os prós e contras de cada forração.
Existem dois tipos de forração, a cama e o banheiro.
A cama é a forração que o rato adora se deitar, eles utilizam para fazer ninho e serve para enriquecimento ambiental, falei destes substratos no artigo de enriquecimento ambiental, para ler o artigo, clique aqui!
O outro tipo e a forração utilizada no banheiro, que é o local onde os ratos irão fazer grande parte das necessidades fisiológicas deles. Eu digo grande parte, pois quem tem ratos sabe que é praticamente impossível conseguir 100% dos dejetos no local correto.
Vamos falar então de todas as forrações sanitárias que temos disponível em território nacional.
Uma forração, mesmo que apenas de uso sanitário é de extrema importância, para reduzir ou eliminar (contando que seja feita a limpeza correta diária) o odor da gaiola. A forração que você utilizar não deve causar incômodo, desconforto ou alergia nos seus animais e nunca deve possuir cheiro.
Importante ressaltar que nenhuma forração para ratos deve ter perfume e nem bicarbonato de sódio, pois o pó é bastante fino e fácil de ser inalado. Bicarbonato de sódio também é um dos principais ingredientes dos venenos para ratos.
Nas marcas mais encontradas estou usando como parâmetro a cidade de São Paulo, que é onde eu moro, mas em cada região é possível encontrar marcas diferentes.
Areia de gato de argila – Argila Bentonita / Argila Esmectita:
Marcas mais comuns encontradas: Pipicat tradicional ou mult cat, Ketz, Progato comum, Mitzi, Putz.
A areia de argila bentonita é uma argila bastante absorvente e que forma pequenos aglomerados (apenas as melhores) quando exposta à umidade. Este tipo de areia sanitária é a mais comum que você vai encontrar no mercado e também, a mais barata. Elas apresentam em geral grãos médios e possuem cor e cheiro de terra. Ela ajuda a reduzir bastante o cheiro das fezes e urina, mas a limpeza deve ser diária, peneirando e retirando a sujeira.
Uma areia de argila de boa qualidade (como a pipicat mult-cat) é uma opção para quem possui muitos ratos, atendendo bem as necessidades dos tutores, com um excelente custo. É esta que eu utilizava em meu criatório, mas troquei pela GranPaper por ser um melhor custo benefício e ser 100% segura.
A desvantagem é que este tipo de areia forma lama, principalmente as marcas inferiores. Este tipo de areia também pode vir com bastante pó, o que pode ser bastante prejudicial caso você possua um rato alérgico, não é a melhor opção de forração, mas desde que seus ratos não apresentem alergias, pode ser utilizada.
Areia de gato de argila Premium – Argila Bentonita:
Marcas mais comuns encontradas: Pipicat ultra dry, Catmais Performance, Easy clean sem perfume, Pipicat com carvão ativado, Progato Premium
Este tipo de areia possui o mesmo composto das areias mais baratas, porém elas são melhores, possuem um fator aglutinante real, seguram muito o cheiro, mas também, são bem mais caras.
A desvantagem destas areias, além do valor elevado (são as mais caras do mercado), é a quantidade de pó. Ela também pode causar alergia nos ratos e não deve ser utilizada caso seus ratos apresentem algum tipo de alergia. Como ela é uma areia mais fina do que a de bentonita comum, ela apresenta mais pó também e deve ser peneirada.
Se você possui problemas por conta do cheiro, esta é a melhor areia a ser utilizada (desde que seus ratos não apresentem nenhum sintoma alérgico).
Areia mineral branca – Diatomita (também chamada de sílica natural):
Marcas mais comuns encontradas: Pipicat bianco, Tidy cats, Kets White, Progato branco, Carrefour, Progato roedores, Catmais.
O granulado composto por terra diatomácea (mineral sedimentar) possui alto poder absorvente dos líquidos de forma rápida e eficaz e ajuda bastante a reduzir os odores. Este granulado não é aglutinante, ou seja, não forma torrões e se não for trocado com certa frequência, quando estiver saturado, irá acumular urina no fundo da bandeja.
Este tipo de areia sanitária é biodegradável e pode ser descartada em vasos de flores e jardins. Pode acontecer dos ratinhos comerem alguns grãos, que se deve a curiosidade, mas também este mineral tem a propriedade de ajudar na má digestão, absorvendo toxinas do aparelho digestório. A diatomita causa menos alergias, mas o pó sedimentado deve ser peneirado para não ser inalado pelos ratos.
Desvantagem: Com exceção a progato sensitive, a progato roedores e a progato pássaros, as demais areias são muito grossas e impossível de separar as fezes na peneira. Eu particularmente acho que as mais finas como a sensitive, progato roedores e progato pássaros seja puro pó e devido a isso, não acho adequada para ratos, mas ela pode ser peneirada também, embora as perdas sejam grandes. Para utilizar estas mais finas é de suma importância observar se os animais não apresentam alergia ao pó. Possui valor um pouco mais elevado que as areias comuns de argila.
Celulose ou sabugo – Corn cobs e Granulado de papel
Marcas Xilapet e Pipiwc – provenientes do sabugo de milho e Cat Paper – feita de papel reciclado
Produto a base de sabugo de milho - é natural, não faz pó e não causa alergia nos ratos. Completamente livre de produtos químicos possui baixa taxa de absorção. Ajuda a controlar os odores da urina e das fezes é bastante segura (desde que trocada com frequência) e é biodegradável. Possui um valor bastante elevado se comparado as demais e deve ser observado se realmente não é acrescida de nenhum agente odorizante (perfume).
Desvantagens: No caso da de sabugo a limpeza deve ser feita com bastante frequência, retirando diariamente a parte úmida e acrescentando partes novas, pois este tipo de forração mofa facilmente e este mofo pode prejudicar seriamente a respiração dos animais. Esta parte úmida também acumula amônia, podendo causar sérios danos pulmonares. É bastante leve, podendo fazer bastante sujeira se o banheiro dos ratos não possuir grade ou proteção. Os ratos amam brincar neste tipo de forração e jogar tudo para fora da gaiola.
Produto a base de papel reciclado é a melhor e a única opção 100% segura, não faz pó e não causa alergia nos ratos. Completamente livre de produtos químicos possui altíssima taxa de absorção. Controla bastante os odores da urina e das fezes é a única no mercado 100% segura para ratos e também é biodegradável.
Esta é a GranPaper e foi lançada recentemente. É a ÚNICA forração feita e pensada para os ratos domésticos. Não possui pó, altíssima absorção e não deixa cheiro nenhum. Eu testei e amei, inclusive estou trocando meu pipicat multcat por esta que pode ser utilizada inclusive nas maternidades.
Aspen e Lignocel Select – Aparas e granulado de Aspen (Álamo)
Marca: Exopets e Quimtia
O Aspen é uma madeira proveniente da América do Norte e alguns locais da Ásia e Europa - é a única forração de madeira segura para os ratos, pois o álamo é uma madeira de lei, dura e livre de fenóis. Não é encontrado facilmente no Brasil e o corte que encontramos aqui é especial para répteis. Possui uma absorção razoável e desde que limpo com frequência, ajuda a diminuir os odores da gaiola.
Desvantagens: Forração importada, encontrado em apenas em 2 cortes, em lascas muito finas e quadradinhos, não serve para utilizar como cama. Difícil de encontrar e bastante caro.
Eu utilizei apenas o formato de aparas e não gostei da absorção e cheiro que ficou na gaiola comparado com as outras forrações, além de que achei que as lasquinhas pinicavam os ratos, principalmente os sem pelo.
Forrações que não devem ser utilizadas, pois apresentam riscos à saúde dos ratos:
Maravalha, Lignocel comum, Serragem, Pellets ou granulados de madeira - pinus ou cedro
Há evidências científicas de que as maravalhas de pinho e cedro são prejudiciais à saúde dos roedores, pois emitem hidrocarbonetos aromáticos (fenóis) e ácidos que são tóxicos. Os fenóis, que dão cheiro a madeira, são a razão pela qual o cedro repele pulgas e mariposas e porque o óleo de pinho é o principal ingrediente dos desinfetantes de pinho. Quando os animais são expostos a serragem (ou maravalha), os hidrocarbonetos aromáticos são absorvidos através do trato respiratório e entram no sangue. Esses ácidos podem destruir células que revestem os pulmões e a traqueia. Como bem sabemos os ratos tem trato respiratório bastante sensível e o uso de forrações de madeira podem ter implicações significativas para os ratos.
O sistema respiratório não é o único prejudicado. Vários estudos mostraram que os roedores mantidos com forrações de madeira apresentam níveis elevados de enzimas hepáticas. O fígado é o sistema de desintoxicação do corpo e enzimas hepáticas elevadas indicam que o corpo está trabalhando mais para eliminar as toxinas.
Há quem diga que madeiras para forração tratadas termicamente são seguras porque o calor expele as toxinas. No entanto, vários estudos constataram que o tratamento térmico não removeu todas as toxinas da madeira. Aparas tratadas com calor ainda causaram um aumento nas enzimas hepáticas em ratos e camundongos e devido a estes fatos a maravalha assada só pode ser utilizada por curto período nas maternidades (do nascimento até os 20 dias no máximo).
Uma forração recente no Brasil é o Lignocel, que chegou junto com o Aspen, como opção de forração para repteis, e muitos proprietários de ratos desconhecem do que é feito e acabam utilizando, acreditando que estão fazendo o melhor para seus ratos.
O Lignocel comum nada mais é do que um corte diferente de de uma conífera da família do pinus, o abeto e não deve ser utilizado para ratos pelos motivos citados acima.
A serragem, provinda de serrarias é um substrato utilizado por algumas pessoas, que é ainda mais perigoso, pois além dos fenóis, ela contém diversos tipos de madeiras misturadas, inclusive as tratadas com químicos que destroem a saúde dos animais.
Em nosso grupo do facebook você encontra um estudo traduzido que fala sobre as forrações de madeira, mas lembre-se, você só conseguirá visualizar se pertencer a nosso grupo: https://www.facebook.com/notes/fanratics-o-abc-dos-ratos-e-camundongos/toxidade-das-forrações-de-madeira/205378306806924/
Areia de cereais / naturais
Marcas mais comuns encontradas: Viva Verde, Dbest, Katbom, Hello Kit, Garfield, Eco Cane Cat Litter
Uma das principais vantagens dessa areia higiênica é o fato dela eliminar bem o odor da urina pois forma torrões bem firmes de fácil remoção. Sua composição é de farinha de mandioca, milho, trigo e algumas vezes possuem dolomita (mineral composto por carbonato de cálcio e magnésio) na composição. Este tipo de forração não contém produtos químicos.
Parece ser muito boa pela resenha, certo? Mas este tipo de areia é super perigosas para os ratos, pois os ratos se sentem bastante tentados a ingerir este tipo de areia e já vi casos deles comerem a bandeja inteira de areia. Como esta areia aglutina em contato com líquidos, assim que bate no estomago ela vira pedrinhas sólidas e podem causar obstrução intestinal. Já vimos vários relatos de ratos que morreram após ingerir este tipo de areia. Mas você deve estar pensando, e em banheiros fechados, tudo bem utilizar? Minha resposta é sempre a mesma, eu não arriscaria a vida de meus ratos assim.
A Eco cane cat litter como o nome já diz, é feita do bagaço da cana de açúcar, ela não apresenta apelo de ingestão para os ratos, mas o cheiro dela é muito forte, horrível, muito fedida mesmo... Testei ela apenas com meus gatos e empesteou a casa toda, outra desvantagem dela é que em contato com a urina ela vira uma cola que gruda na bandeja. Eu simplesmente odiei e o cheiro e textura de pó dela me desencorajou totalmente de usar com os ratos, não apresenta nenhuma vantagem.
Areia ou granulado de sílica gel - Extremamente tóxico
Marcas mais comuns encontradas: Siliclean, Chalesco sílica (ou Chalesco micro sílica), Pipicat sílica cristal, Silipetix
O granulado de sílica gel das areias de gato é um produto altamente absorvente e capaz de absorver as moléculas de água sem qualquer reação química, alteração estrutural ou efeitos colaterais. Mesmo quando saturado, o gel de sílica mantém a sua superfície seca. A sílica em gel, segundo o fabricante, não apresenta toxidade, mas temos que lembrar que este produto é produzido para uso com gatos. A sílica em gel se ingerida causa graves distúrbios intestinais e se consumido em maior quantidade pode deixar seu rato muito doente e até matar em poucas horas. Como os ratos são animais bem pequenos, a grande quantidade para eles pode ser apenas uns poucos grãos para você.
Mas vamos supor que seus ratos não se interessem por ingerir a sílica - acho praticamente impossível, mas vamos lá – a anatomia do rato deixa seu nariz bem próximo ao chão, por conta disso, outro problema muito sério que a sílica pode causar é um problema pulmonar chamado silicose. Esta doença é causada pela inalação do pó de sílica a médio prazo. O pó de sílica gel penetra no pulmão pelas narinas e ocasionam a formação de um tecido cicatricial no pulmão. Com o tempo estas cicatrizes impedem a passagem do oxigênio para o sangue de forma normal, além de fazer com que o pulmão perca a sua elasticidade tornando a respiração mais difícil.
A inalação constante da sílica também causa a um curto prazo irritação nas membranas do nariz e do pulmão.
Segundo o instituto nacional do câncer: “A exposição à sílica também pode aumentar o risco de doenças autoimunes, esclerose sistêmica, artrite reumatoide, lúpus, complicações na derme, anemia hemolítica, além de vários tipos de câncer, tais como de pulmão, estômago, fígado, esôfago, pâncreas, intestino, ósseo, faríngeo, pele, cérebro e rim.” Nós sabemos que eles estão falando da sílica em seu estado mais puro, mas também, estão falando de humanos. Ratos são animais que raramente passam dos 650g, então, mesmo não estando pura a sílica gel causará muitos malefícios a saúde dos pequenos animais.
A sílica gel também possui um valor mais elevado, mas com tantos fatores negativos acho que o valor seja o menor dos problemas.
Tapetes higiênicos descartáveis para cães
Marcas mais comuns encontradas: Baby pads, Sanol tapetes higiênicos, Super secão, Tapete higiênico para cães Chalesco, Ultra pads, Petix, Flop, Fofo, Petmax
Os tapetes higiênicos para cães podem ser uma boa forração, eles reduzem bastante o odor e absorve muito a urina. Mas os ratos não podem ser expostos a ele. O pó aglutinante (polímero super absorvente) que é misturado as camadas de algodão e que transforma a urina em gel, e quando seu rato roe o tapete este pó entra pelas narinas do rato e se acumula nos pulmões, não sendo expelidos nunca. Então se seu rato roer o tapete, terá complicações a longo prazo.
Segundo a seguinte pesquisa - http://datasheets.scbt.com/sc-255432.pdf mostrou que a inalação dos polímeros contidos nos tapetes para cães apresenta as seguintes implicações:
"Um estudo de oncogenicidade com duração de dois anos com poliacrilato de alto peso molecular (1 milhão), sem grupos funcionais reativos, mostrou uma indução estatisticamente significativa de tumores pulmonares em ratos expostos a partículas respiráveis de 0,8 mg / m3." e “Vários efeitos pulmonares, como inflamação, hiperplasia (aumento anormal no número de células que compõem um tecido ou órgão), cicatrizes (fibrose), alterações nos ductos do saco aéreo (alveolar) do pulmão e tumores foram observados em estudos de laboratório com roedores que inalam concentrações de pós de poliacrilato de sódio absorventes de água superiores a 0,05 mg / m3 (partículas respiráveis) durante a maior parte de suas vidas.
Além disso, alguns efeitos pulmonares ou de células pulmonares foram encontrados em estudos de laboratório com roedores de menor duração.
É possível utilizar estes tapetes higiênicos protegidos dos ratos - sob pipi place, por exemplo, mas na minha curta experiência, eles sempre dão um jeito de puxar e rasgar o tapete. Uma opção muito mais segura são os tapetes laváveis, não descartáveis, feitos de tecido absorvente.
Jornal impresso
Teoricamente, a tinta com chumbo utilizada antigamente para imprimir jornais foi proibida. Mas eu digo teoricamente, pois não é raro aparecer casos de animais com intoxicação por chumbo com proprietários que utilizavam jornal como forração (comum em pássaros e roedores). Quando os ratos tem contato direto com o jornal, a tinta entra no organismo deles podendo causar problemas como perturbação da biossíntese da hemoglobina e anemia, aumento da pressão sanguínea, danos aos rins, abortos, alterações no sistema nervoso e danos ao cérebro.
Em um mundo perfeito onde as tintas do jornal realmente não tivessem chumbo em sua formulação e realmente fosse feita de soja, ainda assim não seria saudável para os ratos pois ela não possui qualidade alimentar e para sua formulação são adicionados outros produtos químicos. A tinta de impressão, em contato com o animal, sai facilmente e é transferida para as mãos, pés e pelos dos ratos, além do pó que sai da tinta também poder ser inalado.
Outro fator a ser considerado é que o jornal apenas se molha em contato com a urina, não absorvendo-a e nem eliminando seu cheiro, acumulando amônia que como sabemos, faz muito mal ao sistema respiratório de nossos ratos.
Terra
Gente, isso não pode ser nem considerado. Algumas pessoas já vieram pedir minha ajuda com ratos doentes e quando pergunto a forração a resposta foi TERRA.
Sinceramente eu fiquei bastante chocada em saber que alguém considera razoável utilizar terra para seus animais. Terra, mesmo que seja orgânica ou vegetal, não é estéril. Este substrato é bom para plantas apenas, ela pode conter agentes patológicos como vermes, bactérias e protozoários. Temos que lembrar que os ratos colocam tudo na boca, terras orgânicas possuem adubo vegetal (restos de alimentos em decomposição) ou fezes de bovinos, aves ou coelhos.
Aí você vai me dizer: mas em vida livre os ratos brincam na terra... Sim, eles brincam e amam, mas é importante você saber que a expectativa de vida de um rato de vida livre é de 8 meses e que o único remédio eficiente para tratar protozoários (metronidazol) também é responsável por desenvolver câncer e problemas neurológicos em ratos. Este motivo também é o suficiente para você lavar alimentos crus muito bem e deixar de molho no hidrosteril, antes de oferecer frutas, verduras e legumes crus a seus ratos. E além de tudo, não é eficiente para absorver a urina - da mesma forma que o jornal, a terra ficará molhada com a urina e acumulará a amônia. Mesmo que você não sinta muito o cheiro, eles estão sentindo.
Eu sinceramente não acho que valha a pena arriscar a vida dos ratos assim.
Como tirar o pó das forrações permitidas?
Este é um truque bem fácil e que pode poupar tempo de quem fica na peneira, peneirando de pouco em pouco. Faça um saquinho com tule, que comporte pelo menos a quantidade de areia que você utiliza no banheiro. costure bem as laterais e o fundo, coloque a areia dentro, amarre a entrada ou segure firme e dê umas chacoalhadas e movimente a areia dentro, de um lado para o outro. Não adianta fazer um saco muito grande, pois o tule se romperá com muito peso.